terça-feira, 11 de maio de 2010

Declarações existenciais

Ontem estava eu a preencher a minha declaração de IRS de 2009 quando cheguei a uma conclusão relativamente simples e despida de qualquer sentido filosófico: a minha declaração deste ano é, ignorando os valores absolutos, basicamente igual à do ano anterior!

Até aqui nada de novo, com certeza muita gente já chegou à mesma conclusão. Mas no meu caso, para não variar, despoletou uma linha de raciocínio bastante díspar do cerne da questão inicial (finanças)!

Será que o facto do meu ano fiscal de 2009 não ter sofrido grandes alterações relativamente ao de 2008 significa que a minha vida estagnou? Terei eu chegado a algum vazio ou ciclo em que os meus anos se irão repetir indefinidamente? Para onde caminha a minha vida? Não queria pensar nisto, é estúpido, eu não tenho idade para pensar neste tipo de questões, estas são normais em crises de meia-idade, ao pôr em causa se teria feito algo diferente na minha vida ou não. Mas será que nessa altura vou pensar que quando era novo é que devia ter colocado estas questões pois já seria tarde para mudar algo? Não interessa, nesta altura devia era estar preocupado com questões mais importantes, como por exemplo, porque é que há tanto alarido em relação ao Papa e os funcionários públicos têm direito a folga e eu não?! Ou então, como conseguir contactar o Dr. Caramba anonimamente e convencê-lo a lançar um feitiço voodoo sobre o Jesus de forma a que ele não consiga falar, é que já não o posso ouvir!!

Mas o incrível é que, de uma maneira geral, tanto o ano de 2008 como o de 2009 não foram maus! Podiam ter sido melhores é verdade, mas isso é porque queremos sempre mais, até porque não ganhei o euro milhões nem nenhuma das personalidades femininas da minha lista de “TOP 5” me ligou para ir tomar um cafezinho! E pergunto, como é que dei o brilhante salto mental, de passar de um simples preenchimento de um formulário no site das finanças, para tais perguntas existenciais? Pois… eu sei, eu também acho, deixar as substâncias psicoactivas é uma boa ideia!