sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Milhão ou Milhões

Recentemente estava na Fnac e reparei em algo que me deixou a pensar (já não acontecia há algum tempo eu sei, mas as coisas raras são as mais valiosas não se esqueçam disso!).
Numa estante onde estavam dispostos diversos livros, suponho que novidades e tops, lado a lado estavam dois livros do mesmo autor (Pedro Queiroga Carrilho). O que me chamou a atenção foram as várias semelhanças entre os dois. A nível de grafismo da capa e mesmo nos nomes, "O seu primeiro milhão" e "O primeiro milhão para casais".
Fiquei com a ligeira sensação que isto não passa de uma estratégia de marketing (um pouco pobre na minha opinião) para tentar aumentar as vendas dos mesmos, isto porque se eu fizesse parte de um casal e quisesse comprar este livro, falava primeiro com a minha hipotética respectiva e tentava convencê-la a seguir os passos do primeiro livro, seguindo eu também os mesmos conselhos e em vez de um milhão a dividir pelos dois ficávamos com um milhão cada um! Parece-me mais lógico.
Isto porque imagino que as estratégias descritas nos dois livros para alcançar o primeiro milhão devem ser sensivelmente as mesmas. E não me venham dizer que os passos a seguir serão diferentes se for um casal ou um solteiro. Se fosse assim então mais valia esquecer essa história de orçamento familiar (ou em conjunto ou lá como queiram chamar) durante uns tempos e o casal fazia tudo separado (financeiramente falando claro), ganhavam um milhão cada um e só depois compravam o segundo livro, acumulando um total de 3 milhões. Não me parece viável por muito bons que sejam os livros e continuo a dizer que devem ser praticamente iguais, substituindo as expressões "você deverá" por "vocês deverão".
Entretanto procurei no site e percebi, possivelmente, a diferença entre os dois livros que pode justificar esta quase duplicação. O livro destinado a projectos unipessoais é 4€ mais caro, o que significa que o investimento inicial é maior, logo o retorno é necessariamente mais elevado também, faz sentido!
E para aqueles de vocês que ainda assim estão a pensar dar a volta ao texto, reler e seguir várias vezes os passos do mesmo livro para conseguirem ganhar vários milhões, leiam com atenção o título do livro: "O seu primeiro milhão". A palavra "primeiro" significa que o livro só vai funcionar uma vez, a partir daí estão por vossa conta, se estourarem tudo em meninas, drogas e jogo como o Jardel, não há cá mais milhões para ninguém!

Sem comentários: