Teoria dos pêlos
Segundo Darwin e a teoria da evolução, as espécies adaptam-se ao ambiente que as rodeia e evoluem geneticamente, dando inclusive origem a novas espécies. Ainda segundo esta teoria somos descendentes dos macacos. Até aqui tudo bem, não ponho grandes questões relativamente a isto (embora não me agrade muito a nossa ascendência). Ainda tendo em conta a mesma teoria, já li (ou ouvi) em qualquer lado que o ser humano foi tendo cada vez menos pêlos pois esta característica da espécie foi deixando de ter a sua utilidade com o uso de roupas (ou seja proteger do frio). Mais uma vez, até aqui tudo bem, salvaguardando as excepções obviamente, o brasileiro Tony Ramos por exemplo, não parece ter evoluído muito nesse aspecto!
Mas o meu problema surge quando, como de certeza que já viram, existem aquelas espécies de macacos (ou chimpanzés ou whatever), que têm pêlos em todo o lado menos no cu! Ainda por cima é algo que a maioria dos homens tem, ou seja, a não ser que alguém me explique isto como sendo uma evolução (acho impossível), é contraditório com a referida teoria.
Mas porque será? (aí está a pergunta existencial!) Tento responder a esta questão mas confesso que não consigo. Será porque os ditos macacos estão constantemente a coçar-se como se vê muitas vezes nos documentários? Não pode ser, senão nesse caso há muito tempo que os homens não tinham pêlos púbicos! Até compreendia se os macacos fossem como a maioria dos cães, mestres na arte da limpeza da secção traseira, deslizando, sentados no chão, usando apenas a força dos membros anteriores (descrição estranha para algo tão ridículo que muitos cães fazem que de certeza que toda a gente já viu). Mas não, que eu saiba os macacos não usam essa técnica e além disso os cães não têm essa característica típica dos macacos. Será que se depilam? Se calhar já existem macacos metrosexuais há muito tempo e ninguém sabia (e todos a pensar que o Castelo Branco era o primeiro!). Mas apesar de há pouco tempo ter lido um artigo sobre o génio criativo de uma tribo de macacos, algures no mundo animal, que tinha desenvolvido a capacidade de construir ferramentas para os ajudar a procurar comida, não acho que já tenham chegado às gillettes, logo é mais uma hipótese posta de parte.
Enfim, é algo que escapa a minha compreensão!
Para finalizar deixo-vos um vídeo cómico de um macaco um bocado tolo, mas corajoso, isso sim. E não se preocupem as mentes mais sensíveis e/ou enjoadinhas (que ao ler este texto pensaram: "Pêlos?! Cu?! Que nojo!"), o vídeo não está relacionado com o post, tirando o facto de ter um macaco!