quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Teoria dos pêlos

Segundo Darwin e a teoria da evolução, as espécies adaptam-se ao ambiente que as rodeia e evoluem geneticamente, dando inclusive origem a novas espécies. Ainda segundo esta teoria somos descendentes dos macacos. Até aqui tudo bem, não ponho grandes questões relativamente a isto (embora não me agrade muito a nossa ascendência). Ainda tendo em conta a mesma teoria, já li (ou ouvi) em qualquer lado que o ser humano foi tendo cada vez menos pêlos pois esta característica da espécie foi deixando de ter a sua utilidade com o uso de roupas (ou seja proteger do frio). Mais uma vez, até aqui tudo bem, salvaguardando as excepções obviamente, o brasileiro Tony Ramos por exemplo, não parece ter evoluído muito nesse aspecto!
Mas o meu problema surge quando, como de certeza que já viram, existem aquelas espécies de macacos (ou chimpanzés ou whatever), que têm pêlos em todo o lado menos no cu! Ainda por cima é algo que a maioria dos homens tem, ou seja, a não ser que alguém me explique isto como sendo uma evolução (acho impossível), é contraditório com a referida teoria.
Mas porque será? (aí está a pergunta existencial!) Tento responder a esta questão mas confesso que não consigo. Será porque os ditos macacos estão constantemente a coçar-se como se vê muitas vezes nos documentários? Não pode ser, senão nesse caso há muito tempo que os homens não tinham pêlos púbicos! Até compreendia se os macacos fossem como a maioria dos cães, mestres na arte da limpeza da secção traseira, deslizando, sentados no chão, usando apenas a força dos membros anteriores (descrição estranha para algo tão ridículo que muitos cães fazem que de certeza que toda a gente já viu). Mas não, que eu saiba os macacos não usam essa técnica e além disso os cães não têm essa característica típica dos macacos. Será que se depilam? Se calhar já existem macacos metrosexuais há muito tempo e ninguém sabia (e todos a pensar que o Castelo Branco era o primeiro!). Mas apesar de há pouco tempo ter lido um artigo sobre o génio criativo de uma tribo de macacos, algures no mundo animal, que tinha desenvolvido a capacidade de construir ferramentas para os ajudar a procurar comida, não acho que já tenham chegado às gillettes, logo é mais uma hipótese posta de parte.
Enfim, é algo que escapa a minha compreensão!

Para finalizar deixo-vos um vídeo cómico de um macaco um bocado tolo, mas corajoso, isso sim. E não se preocupem as mentes mais sensíveis e/ou enjoadinhas (que ao ler este texto pensaram: "Pêlos?! Cu?! Que nojo!"), o vídeo não está relacionado com o post, tirando o facto de ter um macaco!

5 comentários:

Anónimo disse...

questao impertinente essa dos pelos... eu tenho mais na "nalga" esquerda que na direita. serei um paradigma da evoluçao humana? darwin poderia-nos esclarecer este facto? nao sei... vou passar o resto da noite a pensar no assunto...

Anónimo disse...

lol ou então, dado que o Tony Ramos é o exemplar humano mais parecido com esta espécie animal (pronto, tirando o José Castelo Branco, mas esse nao tem pelos em lado nenhum, digo eu), poderiamos perguntar-lhe se ele tem algum tipo de pilosidade no referido sitio... e dai sim, poderiamos retirar algums conclusões...

Jp, era escusado dares-nos os teus pormenores... :p

Anónimo disse...

LOL é pena que na nossa geração ainda existam pelos no cú! Com a evolução dos tempos acredito que os meus netinhos já não tenham o rabinho peludo pois não vejo qual a sua utilidade. Ainda por cima numa zona que está constantemente protegida do frio! Digo eu... :P
Xo axo que tens mta razão qto ao exibicionismo do jp (anda a tornar-se hábito!;)).
p.s.- pelos menos os meus filhos têm de ter pelinhos na "nalga" esquerda senao sou posta na rua! kakakaka

Anónimo disse...

Na minha opinião estamos a encarar a questão de uma forma errada...
Penso que será seguro assumir que os macacos, ou simios, grandes ou pequenos, tb evoluiram dos mesmos cromos q nós.
Logo a questão é:
Pq é q eles deixaram de ter pelos no cú é nós n?
Será q foi termos "dado" prioridade a outras partes do nosso corpo(como por exemplo o cerebro....) pra evoluir?
Ou será q há uma razão ainda desconhecida da ciencia moderna pra termos os ditos no dito local?

Anónimo disse...

Essa de termos dado prioridade ao cérebro era uma questão com "pano para uma colecção primavera/verão da zara"... há macacos bem mais inteligentes que certos humanos!!! Em relação aos pêlos no cú (opa cuto bue escrever isto), axo que devíamos fazer um acordo mundial com uma "Corporation Dermoestética" e baixar os preços das depilãções definitivas!!!
Abaixo os pêlos do cú!!!! lol