quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Programa de recuperação

Estou chocado!
Para perceberem um pouco da minha admiração, digo-vos que há cerca de dois anos, após diversas chamadas de atenção pessoais por nunca participar nas discussões via e-mail (por exemplo decidir local e data de jantares, o que se vai oferecer ao aniversariante e outros assuntos de extrema importância), respondi assumindo que tinha sido "emailódependente" e que fazia parte dos IA - Internetódependentes Anónimos. Que tinha cumprido todos os passos, estava recuperado e que a resposta era apenas uma recaída, enfim, um texto elaborado, e acima de tudo disparatado e irrealista (pensava eu), sobre o porquê de não responder aos e-mails (a verdade é que era apenas preguiça de participar).
Isto na altura foi apenas um e-mail engraçado e eis que hoje uma dúvida assombra a minha mente: "Será que eu sou um profeta?". Senão vejamos uma notícia de primeira página do Daily Telegraph (diário londrino para quem não souber):



Acham isto normal?!? Viciados em jogo, drogas, tabaco, álcool, sexo... Esses consigo compreender e aceitar ("É d'homem!"), em alguns casos até apoiar se necessário (o vício claro!). Até compreendo que seja possível ficar viciado em internet, nos chats e messengers, mas reparem que o artigo fala num programa de recuperação exclusivamente para utilizadores de e-mail.
Admito inclusive a teoria que defende a perda de lucros das empresas devido à redução de produtividade por ver muitas vezes aqueles e-mails engraçados que toda a gente recebe. Mas 3600 e-mails?!? Mandar um e-mail a eles próprios se tiverem vários minutos sem receber nenhum?!? Mas o que é isto? A dizer o quê? "Olha, recebeste um e-mail!", "Olha, mais outro!".
Enfim, como já devem ter percebido, há coisas neste mundo que simplesmente não consigo assimilar. O facto de existirem pessoas suficientes para se justificar um programa destes (que já existia nos EUA segundo o artigo) é totalmente inacreditável. Mas pelos vistos existem estudos minimamente sérios ("King's College London" parece-me um nome credível, pelo menos civilizado) acerca deste assunto, que afirmam que as capacidades cognitivas reduzem mais do que com drogas, leiam a frase acerca dos testes de QI. Vivam as drogas abaixo os e-mails.
Estou parvo, então eu há dois anos gozei com algo extremamente sério (é impressão minha ou estou a fazê-lo de novo?), poderia estar a ferir susceptibilidades inocentemente.
Para finalizar, numa nota mais séria, onde é que o mundo vai parar?!? O que teremos a seguir neste mundo de modernização e globalização? Viciados em fumos dos tubos de escape? Junkies de electricidade? Ou talvez dependentes das filas de trânsito intermináveis! E será que daqui a dois anos verificarei a minha veia profeta com estes exemplos?

5 comentários:

Anónimo disse...

Aposto contigo que o próximo disturbio mental a aparecer no DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) vai ser depressão causada por não receber emails no espaço de 5 minutos... :p

Anónimo disse...

Ou.... sangriacompapelodependentes!! Essa serei eu a Profeta! *

Anónimo disse...

Na minha opinião estes vicios aparecem devido à falta de duas coisas:
sexo
&
alcool...

Qq pessoa q se vicie em mails, nunca teve acesso a nenhuma das duas, pois se tivesse n ia querer outra coisa...

Pq é q ninguem se vicia em dar-me dinheiro????

Anónimo disse...

Eu, ou seja, tu; as x o pessoal nao tem com quem ter sexo ou nao tem guita po alcool e sao os pais q pagam a net! Ou entao ainda nao descobriram esses 2 mundos pq sao crinças.... deixa-os crescer! :P

Anónimo disse...

Caro/a anônimo, ou seja, tu (mas tu sou eu, será q estou a escrever pra mim???);
Perante a lei a ignorancia n é desculpa para n se ser penalisado por um crime.... Logo se não serve pró brilhante sistema judicial Tuga, tb n serve pra mim.....