Cameraman e os cabos
Ontem estava eu no estádio, como é meu hábito quando o FCP joga em casa, sentado na minha cadeira à espera que o jogo começasse e reparei em algo que me pôs a pensar. Normalmente isto não aconteceria, tal seria a minha concentração e antecipação em relação ao jogo que estava prestes a começar, mas como nas duas noites anteriores tinha dormido 3h e 5h respectivamente (e as noites em si tinha sido muito calminhas obviamente), estava com um nível de concentração acima da média (tipo zombie) e a minha percepção para pormenores importantes veio ao de cima como já vão verificar.
Estava a decorrer a escolha do campo por parte dos capitães das equipas (a moedinha ao ar portanto) e estava lá um cameraman no meio do relvado a filmar tudo bem de perto. A minha prima que estava ao meu lado foi a vítima:
-"Olha ali, já reparaste no gajo que anda sempre atrás do cameraman a segurar o cabo?" disse eu.
-"Sim. O que é que tem?", perguntou ela, inocentemente ainda sem ideia do que já se passava nesta minha cabeça que trabalha incessantemente (nem sempre é bem!).
-"Tipo… deve ser uma profissão mesmo frustrante, andar a enrolar cabos a vida toda!", nesta altura ela já só se ria.
Mas eu não desarmei, e dei continuidade às minhas dúvidas e considerações relativamente à profissão em questão.
Será que eles têm algum tipo de formação? "Como desensarilhar um fio?", "Eu e os cabos!".
Será que antes de serem aceites no sindicato (sim de certeza que existe um sindicato de "arrumadores de cabos"), têm de prestar algum tipo de provas? "Está ali um cabo de 20 metros, tens 10 segundos para o enrolar e arrumar!".
Será que são crucificados por cameramans tiranos? "Não vês o que estás a fazer pah?!? Quase que tropeçava no fio!! Anda lá enrola o cabo mais depressa! Pra próxima levas com a câmara na cabeça!!!".
E preocupações com o futuro profissional destas pessoas? Hoje em dia é tudo wireless. O que vai acontecer quando as câmaras deixarem de precisar de cabos? Eles tornar-se-ão obsoletos, o sindicato já pensa em medidas em concreto para combater esta nova tecnologia?
E quais serão as perspectivas de progressão na carreira? Será que o auge de um "arrumador de cabos" é andar atrás de um cameraman famoso que ninguém conhece? (contradição bonita) Talvez um que filme vídeos pornográficos, penso que poderá ser o estilo de filmagem mais exigente! Alguns planos mais acrobáticos e close ups devem ser bastante perigosos para a saúde do cameraman!
E quando dei por mim o jogo já tinha começado e eu estava a olhar para um gajo qualquer a dar voltas ao braço com um cabo! Foi nessa altura que achei que era melhor agradecer o emprego que tenho e estar atento ao jogo!