quarta-feira, 18 de abril de 2007

Falar ao telemóvel

Toda a gente já deve ter passado pela típica situação de estar num restaurante, ou outro qualquer local público, e ouvir alguém do outro lado da sala a falar ao telemóvel como se não houvesse amanhã, como se tivesse algo tão importante a dizer que quer que toda a gente à sua volta o ouça. Nunca percebi muito bem esta situação, talvez se os meios de comunicação ainda fossem dois copos e um fio, compreenderia que uma pessoa intuitivamente tentasse berrar para que o som chegasse em condições à outra ponta. Compreendo também os casos em que do outro lado a pessoa com quem se esteja a tentar comunicar tenha um ruído ambiente bastante elevado, mas também nesses casos, levantem-se e vão para outro sítio mais reservado, ninguém precisa de ouvir "TOU?!? TOU?!? TÁS-ME A OUVIR?!?". E não quero ser demasiado óbvio mas se do outro lado responderem "Não te estou a ouvir!", não é porque ouviram a pergunta, pensem lá bem na resposta!!
Mas voltando ao tópico, e mais concretamente às pessoas que falam alto ao telefone por natureza e não por nenhum motivo em especial, será que pensam que por estarem a falar com alguém que está longe têm de falar muito alto?!? Espero bem que não, porque se já ouvi níveis altíssimos em chamadas locais, nem quero imaginar uma chamada Porto-Paris de Fránça!
Mas a ideia dos telemóveis é mesmo essa, a possibilidade de falar com alguém como se estivesse mesmo ao nosso lado. Nunca viram o anúncio da Nokia? "Connecting people!" e aparece duas mãos em contacto (existe também a versão de dois vultos a fazer o amor, mas que não é para aqui chamada!).

Há também os casos opostos, pessoas que falam muito baixinho para ninguém ouvir (e em alguns casos nem a pessoa do outro lado da linha), que é o meu caso confesso! Já me disseram várias vezes que parece que estou a morrer quando falo ao telefone, que têm uma dificuldade imensa em ouvir-me. Não sei explicar muito bem este fenómeno (que sou eu e as minhas manias!), mas tenho duas possíveis justificações! Uma delas é ser um trauma, uma vez que o meu querido paizinho se insere na primeira categoria de utilizadores de telemóveis! A outra, mais elaborada, é que estou a falar para um microfone que está muito perto da boca, para alguém que ouve através de um aparelho que está encostado ao ouvido. Ou seja, inconscientemente, sei que na prática (ou na teoria), estou a falar ao ouvido a alguém, ora como eu não tenho por hábito berrar ao ouvido de ninguém, há que segredar!!

Claro que existem sempre excepções, como num certo aniversário, já para lá de bem-disposto, que vejo a minha linda prima a falar ao telemóvel e pergunto:
- “É o teu pai?”
- “É porquê?”
- “Deixa-me falar com ele, dá cá, dá cá!”, já a tirar-lhe o telemóvel da mão!
- “Yooooooo, Tio Pepeeee!!!”
- “Uiiii como tu estás…”…
Isto depois de já ter falado com alguém que nunca tinha visto na vida, amigo da aniversariante. Portanto já sabem, quando eu já estiver com sangue a mais no álcool, nada de falar ao telemóvel à minha beira ok?

10 comentários:

Anónimo disse...

LOOOOL a isso de roubares telemóveis incontrolavelmente quando estás sobre efeito do alcool ( e não só) chama-se fetiche! Eu nunca me vou esquecer desse dia e de também eu roubar-te o telemóvel para falar com um tal "virus" a dizer para ele tratar bem a aniversariante senao tava lixado! LOL Em relação ao tio Pepe... ri-me BUE!!!! :P

Xo disse...

o meu pai tambem se enquadra na primeira categoria e lembro-me de uma vez que o meu irmão estava de férias no brasil e lhe ligamos pelo Skype... o meu pai falou tão alto que o meu irmão instintivamente desligou :p tadinho, assustou-se!!

isso de gamarem o telemovel à tal aniversariante.. o que vos vale é que as coisas correram bem :p
e nem o tio pepe ficou chateado, pelo que eu percebi :p

o meu caso.. acho que varia um pouco, pelo que me disseram, tanto falo mt alto como mt baixo.. enfim, tudo se resume a ter os ouvidos tapados pela constipação ou não :p

Conejito disse...

Eu sou bom rapaz (sem fetiches nenhuns :P) ninguém fica chateado comigo! :D
Quanto a essa de os ouvidos ficarem tapados com a constipação... estranho, mt estranho! Tou a tentar mas n consigo sequer começar a imaginar uma teoria pra isso! :P

Anónimo disse...

"vejo a minha linda prima a falar ao telemóvel"... tavas mesmo com os copos :-)

esclarecimento 1: a linda prima, não se inclui na categoria dos que falam aos berros ao telemóvel!

esclarecimento 2: resposta do tio pepe " se o teu primo já está nesse estado... imagino como tu estás.....bebam aguinha!!!!"

Metz disse...

eh pah..gente q fala ao tlm com estranhos....bahhhh metem-me "NOOOOOJJOOOOOO" :PPPP (alguem se lembra deste fds me ter ouvido dizer isto mais de 100 vezes?)
Pela minha parte nao sei se falo alto ou baixo... acho q depende do estado de espírito..e como normalmente tou bem disposto acho q o volume é um cadito elevado....mas nao se ouve em paris de fránça ;)

Abraço

Anónimo disse...

É impressão minha ou um tal vírus ta a dizer que eu meto NOOOOJOOOO??? Cuidado com os comentário que eu posso exercer influências com uma bactéria muito fofinha e ela pode mudar de religião e acabou-se a páscoa! hehehe :)))

Xo disse...

wow que confusao de blogs... Conejito, mete ordem no teu blog, sff! :p cada discussao no respectivo blog, vá meninoos.. portem-se bem ;) façam as pazes! :p

Conejito disse...

Vá, concordo com a Xo, cada discussão no seu blog, vamos lá por ordem nisto! Até porque a tal bactériazinha fofinha não parece que queira que a páscoa acabe! Ahahaha
Metz em relação ao "meter-te nojo" acho que já sabes a resposta!
"GOSTAS DE FO#$%!? GOSTAS?!?"

Xo disse...

ah pois nao! de certeza que a bacteriazinha fofinha é adepta fervorosa da pascoa! :D

mas queria deixar bem claro que a teoria dos ouvidos tapados pra falar mais alto ou mais baixo é verdade!! :p

gil disse...

hmm n sei se se insere, mas talvez akela vez em q roubaste o meu tele, começas a ligar pro meu pai e segue-se a seguinte conversa de loucos, com sangue a mais no alcool:
- Oh pá tas todo cego, tás a ligar pro meu pai!!
- Oh, o meu pai tb é pai!!!