domingo, 18 de fevereiro de 2007

Carnaval

Agora que estamos na época do carnaval, decidi introduzir este tema no blog. Se calhar nem toda a gente sabe as origens destas celebrações. Mas a realidade é que estão relacionadas com a religião cristã, mais precisamente com o período de quaresma (não, não é o jogador do FCP!). Trata-se de uma última noite de celebrações e excessos antes de um período de abstinência, sendo inclusive uma teoria aceite por muitos historiadores que a palavra "carnaval" tem origem na expressão "carne levare" (existem várias teorias mas penso ser esta a mais consensual).
Existe também uma corrente mais ousada que defende que o carnaval remonta aos bacanais dos tempos do Império Romano, festas libertinosas cujos bacantes cometiam variados excessos selvagens, luxuriosos e desregrados (lá está, grandes festanças sem regras do estilo "tudo ao molhe").

Após esta breve introdução acerca do carnaval (que podem consultar na Wikipédia), resta-me dizer que, como bom rapaz que sou ("à moda antiga" como dizem os mais idosos), gosto de manter as tradições dos meus antepassados. Isto é, vou fazer os possíveis para que a noite de carnaval seja uma noite de excessos. Desde os excessos das máscaras que todos usamos e que no fundo são caricaturas das personagens que pretendemos assumir, até ao "excesso de divertimento" (já lhe ouvi chamar muita coisa!) da noite em si.
Isto porque adoro o carnaval, sempre adorei, há um certo je ne sais quoi desta festa que me deixa sempre bem disposto e ansioso por imaginar uma máscara. Seja pelas máscaras que vemos nas outras pessoas, que deram mais ou menos trabalho, tiveram mais ou menos imaginação, mas que sempre nos fazem esboçar um sorriso. Seja por aquelas músicas "Mamã eu quero, dá a chupeta, mamãaaa eu quero mamar!", que são horríveis em qualquer altura do ano menos naquela noite em que toda a gente as parece adorar. Seja pelas tiazinhas, coelhinhas, gatinhas e todas as outras "inhas" que muitas meninas são por uma noite (se calhar até são mais vezes mas isso já é outra história). Ou, muito mais simples que isto tudo, porque por uma noite, talvez por estarem a "encarnar" uma personagem, toda a gente se parece divertir sem preocupações ou inibições!

7 comentários:

Unknown disse...

E não te esqueças do habitual cliché: "No Carnaval ninguém leva a mal"...

Por iso não vais levar a mal se te perguntar onde é a festança este ano :D

Anónimo disse...

Lamento, mas não podia deixar passar em branco um episodio que aconteceu no sabado... dado que o nosso Conejito se vira pra mim e diz "olha, 'tas a ver aquele gajo mascarado à hippie? era exactamente assim que eu me queria mascarar, calças foleiras, cabeleira, fita, ..."

tirando o facto do "mascarado" estar vestido com as suas roupas do dia-a-dia e andar assim vestido normalmente, espero que tenhas conseguido encontrar as roupas!!! :p ***

Anónimo disse...

E A pergunta?
Onde raio está a pergunta?
Será que vais seguir os exemplos dos nossos politicos e vais quebrar as tuas promessas?
Se é pra isso mais vale fazeres como o tio jardim e desistir....

ps: Porque é que ninguem se preocupa com o galo e só perguntam pela galinha e pelo ovo????

Conejito disse...

Pois Xo, qd tu me disseste: "Ah eu conheço!"... guuulp :P
E eu nunca disse/escrevi que o blog seria só de perguntas eu! Deixa lá o mau feitio um bocadinho! :P

Anónimo disse...

Devo dizer que visto eu me divertir sempre sem inibições e sem preocupações o Carnaval para mim é o ano todo!! Bora lá cambada, todos à molhada....

Anónimo disse...

Odeio o Carnaval! Tá?

Conejito disse...

Azar o teu! Tá?